quinta-feira, 28 de maio de 2015

A P O R I A: 23°S 46°O - Um espetáculo da Escola LIVRE de Teatro.

Fachada do Saguão.
Senhoras e Senhores, a Escola LIVRE de Teatro passou, recentemente, por um turbulento período político de fechamento de suas portas, e atraso de salários de seus mestres. Por alguns meses em 2013 xs aprendizes de uma das mais renomadas escolas de teatro do Brasil ficaram sem aulas. No meio desse processo estava a Formação 16. Uma turma que enfrentou cara a cara a possibilidade de um fim "violento" da ELT, e meses perdidos de estudos. Por motivos diversos, a Prefeitura de Santo André, cidade sede da escola, quer a anos fechar suas portas e extingui-la. Não é movê-la pra outro espaço! É ceifá-la da comunidade e da cidade a qual ela pertence a duas décadas e meia.

Por isso, no ano em que a Escola LIVRE de Teatro completa 25 anos de (r) existencia, a F 16 preparou para o público cidadão uma obra que nos enche de orgulho: APORIA 23°S 46°O. O espetáculo não tem descrição possível, não posso lhes preparar uma sinopse. Isso não seria justo. Mas eu posso descrever minhas sensações nas duas vezes que assisti ao espetáculo, porque só assim nós podemos entender APORIA, sentindo.

Eu entendi a unicidade do espetáculo assim que entrei no teatro e deparei com alguns atores já totalmente submersos em seus papeis. Nos recebendo em um ambiente belamente bagunçado. Parecia que uma catástrofe maravilhosa havia acontecido. Ali tudo suspira poesia e desespero, e dos ritmos que ecoavam dos pés dos atores, bem como das palavras impronunciáveis, e dos gritos injustificáveis. Todo o conjunto parecia evocar um desespero real, um sentimento verdadeiro. Era mais que atuação... Era aquilo que se tira do estomago arrancado com truculência por um poder questionável. APORIA é fruto dos sofrimentos e angústias que mestres e aprendizes da ELT passaram.

O fim de semana que se aproxima (30 e 31 de maio de 2015), são as últimas apresentações de APORIA, depois será substituído por outro espetáculo de ex aprendizes da ELT.

Horário: 20h30min. (Chegar com meia hora de antecedência para pegar ingressos).
Valor: GRATUITO.
Onde: Teatro Conchita de Morais. Praça Rui Barbosa, 12 - Santa Teresinha - Santo André/SP.
Transporte: Estação Prefeito Saladino - Linha Turquesa CPTM.

Por Caio Terciotti - No ABC há qualidade cultural sim.

2 comentários: