sexta-feira, 20 de dezembro de 2013

Computação Gráfica: Quem é Andy Serkis?

*Por Caio Terciotti

É muito provável que você conheça o trabalho do ator somente por suas participações em filmes como De repente 30, ou algum outro em que ele seja coadjuvante. Porém, os principais trabalhos de Andy Serkis estão em produções com altíssimo nível de Computação Gráfica que permitem o não reconhecimento de sua fisionomia. No seu caso, em especial, a Motion Capture. 

Este processo consiste, basicamente, em capturar os movimentos e expressões faciais dos atores, e dar a eles a forma que a produção do longa quiser. Existem filmes que todo ele é feito desse forma, como: Expresso Polar, A Lenda de Beowulf, As Aventuras de Tin Tin; ou outros onde a tecnologia foi incorporada somente em situações fundamentais. Neste caso, a trilogia O Senhor dos Anéis e O Hobbit, King Kong, Avatar, Planetas dos Macacos: A Origem  e agora Planeta dos Macacos: O Confronto.


Esses últimos filmes citados, com exceção de Avatar, têm algo muito especial em comum. É a presença de Serkis interpretando personagens que para outros atores seriam, no mínimo, constrangedores.  Maravilhosamente ele deu vida ao asqueroso Smeagol de O Senhor dos Anéis, ao gorila gigante apaixonado por uma moça sem graça em King Kong, ao capitão Haddok em As Aventuras de Tin Tin (só que aqui um personagem mais comum, pelo menos é um ser humano), e ao chimpanzé Cesar em Planeta dos Macacos 1 e 2.

A versatilidade, auxiliada com esse tecnologia em especial, está fazendo uma legião de fãs idolatrarem o ator. Entretanto a Associação de Críticos de Hollywood ainda não foi cativada pela simpatia de Serkis, ou mesmo deixou de ser conservadora. Na época de lançamento de O Planeta dos Macacos, muitos - inclusive a produção e o elenco do filme - pediram que a academia incluísse o nome do artista, entre os 5 candidatos a levar a estatueta de "melhor ator", mas o pedido foi negado. Ora, é claro para todos que a manipulação de resultados do prêmio mais aclamado do cinema existe, e depende da quantidade de contatos que atores, diretores, roteiristas e produtores têm entre si. Fora isso, ainda é muito claro qual tipo de trabalho é premiado. 

O drama é sempre valorizado pelos críticos e somente o mínimo de inovação é permitida. Essa ideia é muito bem ilustrada pela indicação de Johnny Depp pelo primeiro Piratas do Caribe, e a quantidade de vitórias que teve o filme O Lado Bom da Vida este ano. Porque Andy Serkis não podia ser indicado por ter interpretado um chimpanzé? Se o ator é capaz de chorar, ou fazer uma cena sexual - principalmente se for violenta - ele merece ser reconhecido como "o melhor"; mas interpretar um animal, ou uma criatura medonha de forma muitíssimo verossímil não lhe dá o direito de ter o mesmo reconhecimento.

O ator possui alguns filmes de valor imensurável no seu currículo além desses em CG. Um deles é Sex & Drugs & Rock & Roll, cinebiografia em que Serkis interpreta Ian Dury, roqueiro britânico morto em março de 2000, vítima de câncer no estômago. Por esse filme o ator foi indicado ao BAFTA Award de melhor ator.

Fique com alguns vídeos que mostram os bastidores das produções em que Serkis mostra seu talento.












Por Caio Terciotti - Sempre com vontade de mijar.

"My Precious"

Nenhum comentário:

Postar um comentário