sábado, 30 de novembro de 2013

Top 10 – Covers melhores que as versões originais

Por Guilherme Fernandes

Quem não gosta de covers? Tanto as bandas que ainda não saíram da garagem quanto os artistas já consagrados gostam homenagear seus ídolos. Afinal, influências todos têm.

Às vezes o resultado é tão bom que o artista/banda acaba se apropriando da obra, a ponto da autoria da música ser confundida. E na opinião deste que vos fala, o que faz um cover ser realmente bom é justamente isso: dar nova identidade à canção escolhida.

Claro que existem covers “fiéis” que ficam muito bons. É o caso, por exemplo, da versão de I wanna be sedated, dos Ramones, regravada pelo Offspring. Porém, essa fidelidade na regravação impede que o cover supere a original.

Antes de começar a lista, é importante lembrar: obviamente me baseei em opiniões pessoais, pois como a pauta em questão é uma forma de arte – uma ciência humana – não há como fugir disso. Mas fique à vontade para criticar, fazer sugestões ou mesmo xingar o autor do texto.

Como disse o Coringa de Heath Ledger, “Here we go”:

10 – The Beatles – Twist and Shout
Original:Top Notes



Twist and Shout é, sem sombra de dúvida, um clássico, imortalizado pelos Beatles. O que algumas pessoas não sabem é que a canção não é de autoria do quarteto de Liverpool. Aliás, essa foi a terceira versão da música.

A versão original foi registrada em 1961, pela banda Top Notes. A versão não agradou ao autor da canção, Bert Berns, pois o produtor Phil Spector – famoso por suas sandices – modificou toda a estética pensada para a música no momento da composição. Por isso, Berns fez questão de regravá-la no ano seguinte, com a banda Isley Brothers.

Essa segunda versão é bastante parecida com a que seria gravada posteriormente pelos Beatles, mas foi justamente essa última que se tornou um clássico absoluto. Além disso, essa versão costuma ser associada à clássica cena do filme Curtindo a vida adoidado.

Aqui vão as primeiras versões:



9 - James Taylor - You've got a friend
Original: Caroline King



Essa belíssima canção, perfeita para se curtir uma fossa em um dia chuvoso, foi escrita por Caroline King e originalmente gravada por ela mesma em 1971. Porém, se consagrou mesmo na voz de James Taylor, em uma versão registrada no mesmo ano. 

You've got a friend chegou a ser regravada até mesmo pelo Rei do Pop, Michael Jackson. Mas nenhuma versão foi tão marcante quanto a de Taylor. 

A original:


08 - Whitney Houston - I will always love you
Original: Dolly Parton


Quando se fala sobre essa música, ela é prontamente associada à Whitney Houston. Muitas pessoas nem sabem que se trata de uma versão. Muito dessa fama se deve ao filme O Guarda Costas.

Nessa versão, a voz potente de Houston e o belíssimo solo de saxofone gravado por Kirk Whalum deram uma emoção diferente à canção, fazendo-a superar a original, de Dolly Parton.

A original:


07 - Toy Dolls - Nellie the Elephant
Original: Mandy Miller


Uma das mais legais do gênero Punk Rock (e uma das mais bizarras também), a banda Toy Dolls, de Sunderland, gravou em 1982 essa versão divertidíssima da canção infantil Nellie the Elephant, originalmente gravada por Mandy Miller em 1956. 

A original: 


06 - Mr. Big - Wild World
Original: Cat Stevens


A banda de Hard Rock Mr. Big, nessa versão da balada Wild World, deu uma encorpada na música original de Cat Stevens, com novos arranjos e com um vocal mais potente, elementos esses que trouxeram uma emoção diferente à canção. 

Menção desonrosa: É difícil ouvir esse clássico sem que se lembre da versão horrenda feita em português pela dupla Pepê e Neném. Tá, eu sei, isso foi desnecessário.

A original, de Cat Stevens:


05 - Nazareth - Love Hurts
Original: Everly Brothers



Uma das baladas de Rock mais bregas - e mais belas - ficou tão conhecida pela versão da banda setentista Nazareth que a versão original da dupla Everly Brothers praticamente caiu no esquecimento. 

Nesse caso, a versão supera facilmente a canção original, pois os arranjos criados e a voz rouca deram à música o tom de sofrimento profundo que a letra expressa. 

Perfeita para se ouvir embriagado em momentos de fossa.

A original:


04 - Quiet Riot - Cum on feel the noise
Original: Slade


Um dos maiores hits da banda Quiet Riot é um cover do Slade, banda clássica do chamado Glam Rock. Essa versão mais barulhenta - para combinar com o título da música - e com arranjos mais trabalhados do que a original, apresenta ainda um solo de guitarra sensacional e contagiante. Simplesmente, uma porrada no ouvido!

A original:


03 - Pearl Jam - Last Kiss
Original: Wayne Cochran


Essa, que acabou se tornando um dos maiores clássicos do Pearl Jam, é a terceira versão gravada para a canção, originalmente registrada em 1962 por Wayne Cochran - dono do topete mais bonito de todos os tempos, diga-se de passagem - e regravada dois anos depois por J. Frank Wilson and the Cavaliers. Porém, a versão original, com um ritmo dançante, não apresenta a melancolia condizente com a letra trágica. 

Vale a pena ouvir as duas versões anteriores à do grupo de Seattle:

(O Belo topete ao qual me referi)



02 - Johnny Cash - Hurt
Original: Nine Inch Nails


Doente e já no final de sua vida, o veterano do Country Johnny Cash lançou em 2002 o álbum American IV: The man comes around, formado por canções inéditas e covers. A versão mais surpreendente, sem dúvidas, foi Hurt, da banda Nine Inch Nails. Seu estado de saúde e a melancolia carregada em sua voz deram um novo sentido à letra da música. O resultado foi nada menos que apoteótico, como se tocado antes de fechar as cortinas do palco da vida (Putz, essa música na voz d'O Homem de Preto me deixa tão emocionado que até eu começo a falar coisas profundas - mas de uma maneira BURRA, óbvio)

A original:


01 - Joe Cocker - With a little help from my friends
Original: The Beatles


A música original, do famoso álbum Sgt. Pepper's Lonely Hearts Club Band, de autoria de Paul McCartney John Lennon e cantada por Ringo Starr, ganhou nova roupagem na voz rouca de Joe Cocker. Vale destacar sua performance interpretando a canção no palco do festival Woodstock, em 1969, na qual mostrou uma catarse incrível.

A versão de Joe Cocker causa em muitas pessoas um sentimento de nostalgia, por ter marcado o festival supracitado, e ter sido música de abertura da excelente série Anos Incríveis. Com o perdão da heresia, superou em muito a versão original, e merece figurar em primeiro lugar no Top 10.

A original: 


De brinde, a abertura de Anos Incríveis:


Menção honrosa:

Joey Ramone - What a Wonderful World
Original: Louis Armstrong


Essa versão não figurou o Top 10 porque seria uma heresia muito grande dizer que superou a belíssima canção consagrada na voz de Louis Armstrong. Mas achei que merecia ser citada, pois apresenta uma beleza diferente da original. Talvez isso ocorra por carregar um sentimento de nostalgia, já que foi lançada em um disco póstumo do ícone do Punk Rock.

A original:



Bom, é isso. Caso alguém tenha tido paciência de ler tudo isso (eu espero que sim, pois deu trabalho), sinta-se à vontade para dar sua opinião e sua crítica - seja ela construtiva ou destrutiva.

E perdoem qualquer erro de concordância ou ortografia, é que eu estou atrasado para uma pelada, e não deu tempo de revisar.

Abraços!

10 comentários:

  1. Faltou esse aqui: https://www.youtube.com/watch?v=PmmP4VmpT0A

    Se não posso avacalhar, não é minha revolução :D

    ResponderExcluir
  2. /\
    Minha irmã deixando seu cartão de visitas...
    Mas o Rodriguinho ainda é melhor que o Blaze Bayley. Hahahaha.

    ResponderExcluir
  3. Cara, eu acho que o cover de Roadhouse Blues com o Ministry ficou melhor que o Doors!
    Vejo pedras em minha direção....kkkkkkkkkkk

    http://www.youtube.com/watch?v=vF2VMlTDX-A


    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Essa versão ficou legal mesmo. Mas na minha opinião, a original ainda é melhor. É que clássico é clássico, né? Hahahaha.

      Abraço, e visite o blog mais vezes.
      Guilherme

      Excluir
  4. Eu preciso dizer que adoro alguns covers, gosto até mais que a versão original. Marylin Manson fez covers melhores que as músicas originais. Boyce Avenue e Metallica também :)

    Mas tenho que discordar das músicas do Beatles, o cover que eu mais gosto é do filme Across the universe, que eu acho sensacional! <3

    https://www.youtube.com/watch?v=fHjKxXMB4dE

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Fala, Thaís. Então, no caso de "With a little help...", essa versão do Joe Cocker marcou a vida de muita gente (inclusive eu), por conta da trilha de Wonder Years... E o Joe reinventou a música, que na versão original normalmente nem costuma figurar nas listas dos maiores clássicos dos Beatles. Aliás, é praticamente um Lado-B do "Sargent Pepper's...". Um disco de excelência, aliás.

      Valeu pelo comentário, e volte mais vezes. Beijo.
      Guilherme

      Excluir
  5. Como não gosto da Whitney Houston, fico com outro cover da Dolly Parton: Jolene, com o White Stripes.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Sinceramente, não sou lá um grande fã das Divas do Pop, mas gosto bastante dessa música em especial.

      Ps: Essa versão dos White Stripes é mesmo muito boa. E na minha opinião também é melhor que a original.

      Abraço, volte mais vezes.
      Guilherme

      Excluir
  6. Sério que I Will Always Love You é cover? O.o

    Eu ainda colocaria You've Got to Hide Your Love Away com o Eddie Vedder (me julguem) e She, do Charles Aznavour, com o Elvis Costello.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Você é meio suspeita pra falar do Eddie Vedder. Hahahahaha.
      Mas sabe que eu vejo certa semelhança entre essa música e I Am Mine, do Pearl Jam? Pelo menos o começo dela.
      Falando em Elvis Costello, a versão que os Raimundos fizeram pra Oliver's Army na minha opinião é melhor que a original, mas também sou suspeito pra falar deles.

      PS: Aguardamos as intervenções femininas no Blog. Beijos.

      Excluir