quinta-feira, 13 de novembro de 2014

O pouso de "Rosetta" sobre o cometa 67P/Churyumov,"o cometa que canta".

Um dia marcante para ciência e para humanidade e mais um passo rumo a fronteira final. Ontem que será mais conhecido por 12/11/14, foi o dia em a sonda Rosetta pousou sobre o cometa 67P/Churyumov-Gerasimenko, a missão foi promovida pela Agência Espacial Européia (ESA) e teve inicio a dez anos. A sonda orbitou o cometa nos últimos três meses antes de lançar o módulo Philae, responsável pelas imagens e pela aterrissagem.


Momento da separação do módulo Philae da sonda Rosetta








Como é feita a aterrissagem?

São quatro os estágios que compõem a operação de pouso da sonda Philae. E a equipe responsável por gerenciar a missão é que deve ditar o andamento de cada um dos passos. A separação entre o módulo e o satélite Rosetta já foi realizada; assim, três estágios deverão ser cumpridos para que a missão espacial emblemática seja cumprida com sucesso.

Descida: os 22 quilômetros entre o robô e a superfície do cometa serão percorridos em cerca de sete horas. Uma aceleração mínima será exercida pela máquina – o objetivo é fazer com que o impacto entre Philae e o terreno do astro seja o mais suave possível.

Um cometa que canta? Bom assim está sendo chamado o áudio capitado pela sonda o "canto" do cometa 67P/Churyumov-Gerasimenko pode agora ser ouvido. É que a frequência emitida pelo astro ficou entre 40 e 50 milihertz, uma faixa esta inaudível a seres humanos. Convertido para altas frequências, o sinal ganhou o apelido de “um cometa cantando”. Ouça abaixo:





Fonte:
ESA (Agência Espacial Européia)
Tecmundo

Por; Henrique Lima, um burro que ama ciência.

Nenhum comentário:

Postar um comentário