quarta-feira, 23 de julho de 2014

Pro-Wrestling, Lucha Libre ou Puroresu: Uma paixão.

Esse texto é mais uma carta de declaração para esse esporte tão querido pra mim. Terá algumas informações, mas o que quero é mostrar porque o Wrestling é tão maneiro e me cativou tanto.

Eu me lembro muito bem como começou essa paixão. Tinha meus 7 anos e ia muito a locadora para alugar cartuchos de Master System e, posteriormente, Super Nintendo. De todos os jogos, um me chamava atenção. A capa era essa abaixo:



Sempre quis alugar. E quando joguei a primeira vez, vi aquele ringue, aqueles vôos extraordinários, personagens tão icônicos. Foi ai que minha paixão por Luta Livre começou.

A Luta Livre nada mais é que um show de luta pré-ensaiada, onde todos os golpes são ensaiados. Mas não são meros golpes, coisas simples. Existem alguns movimentos que você fica boquiaberto e pensa, "Caraaaaaaaaaacas, como o cara fez isso?". Sem contar de golpes usando armas, como: cadeiras, escadas, mesas. Vai falar que você, meu caro leitor, nunca quis dar uma cadeirada em algum desafeto seu?






Outra coisa que chama atenção é a divisão que existe no show. Existem os lutadores bonzinhos, queridos pela galera, pelas mulheres e pelas crianças. Mas também existem os malvados, aqueles que provocam a torcida. Isso chega a ser engraçado. Ninguém é bom ou mau 100%. Acho que isso é um reflexo do que o homem realmente quer, mas isso fica para outro dia...

Quando falamos de Luta Livre, a maioria das pessoas associa a um nome: Hulk Hogan. Eu, particularmente, vi poucas lutas do careca mais cabeludo que conheço. A imagem que a maioria conhece é semelhante a da foto abaixo: com bandana, rasgando a camiseta. Ele ficou muito conhecido aqui no Brasil, graças a alguns filmes que passavam na Sessão da Tarde, como Mr. Nanny (Ou Senhor Babá), onde Hogan cuidava de duas crianças e os protegia de sequestradores. Como lutador em si, acho Hogan muito limitado, porém ele compensa tudo isso com carisma. 



Desde moleque eu nutro essa paixão por luta livre. Com o passar dos anos, fui gostando cada vez mais desse esporte/show.

Para aqueles que acham que Luta Livre é coisa de criança ou apenas uma coisa idiota, saiba que ela foi importante para um país superar uma guerra.  Como a maioria sabe, o Japão saiu devastado da Segunda Guerra Mundial após a detonação das bombas nucleares em Hiroshima e Nagasaki. O moral dos japoneses estavam no chão e o wrestling foi uma das coisas que ajudaram a auto-estima do povo japonês. O esporte foi trazido durante a guerra, e quando ela acabou em 1945, ajudou o povo a se reerguer. A maior lenda desse período foi Antonio Inoki. O mais curioso é que Inoki morou no Brasil por muito tempo, onde trabalhava em plantações de café no interior paulista, e lá começou a se envolver com a luta. Inoki já lutou até com Muhamad Ali.



Falando na nossa terra, o Brasil possui empresas com lutadores talentosos, como a Abraluli, Gigantes do Ringue. Mas a melhor empresa disparada é a BWF. Os golpes são mais semelhantes aos praticados lá fora, os lutadores têm talento ao microfone para fazer as chamadas "promos", onde o lutador vai falar para o público. 

Eu tenho dois ídolos nesse esporte. Shawn Michaels e Undertaker. Seus estilos, técnicas, são totalmente dispares, mas me encantam. Undertaker é um lutador mais sombrio, originário do "Vale da Morte". Shawn Michaels é um cara mais extrovertido, engraçado, sucesso com as mulheres. Para finalizar deixo para vocês a última luta dos dois na Wrestlemania 26, do ano de 2010.




Quis por essas linhas tortas mostrar porque admiro tanto esse esporte. Muitas pessoas gostam de novela (infelizmente). Digo para pessoas próximas que o wrestling é a minha novela, claro que com muito mais qualidade.Pensa só: tramas, romances, brigas... E que brigas!

Por Claudevan Rodrigues

Historiador Nerd e fã de Telecatch

" Wrestling 4life"

Um comentário:

  1. Eu me lembro das épocas em que eu assistia WWF com o meu avô, eu ainda era muito pequena, mas adorava ver aqueles caras voando pelo ringue! O game WWF Wrestlemania - The Arcade Game também foi um marco na minha história com o Wrestling! Parabéns pelo post, maninho, fez um olho cair do meu oceano. HBK 4EVER!!!! \o/

    ResponderExcluir