segunda-feira, 6 de janeiro de 2014

"Cápsula do Tempo" - Apartamento descoberto em Paris.



Uma história imobiliária que soa quase como conversa de vendedor ou o início de uma  produção Hollywoodiana.


Em 2010, um apartamento parisiense  perto da Opéra Garnier ficou desocupado desde 1942 e foi redescoberto.

Ele pertencia à Madame de Florian - uma socialite e atriz - que fugiu para o sul da França durante a Segunda Guerra Mundial, deixando tudo para trás. Desde então ela nunca voltou para Paris, mas continuou a pagar o aluguel até o dia em que faleceu, aos 91 anos. Foi só após a sua morte que um leiloeiro redescobriu o apartamento, reabrindo- o pela primeira vez em mais de 70 anos.





"Havia um cheiro de pó de idade", disse Olivier Choppin-Janvry, que fez a descoberta. Caminhando sob tetos altos de madeira, passando por um velho fogão a lenha e uma pia na cozinha, ele viu um avestruz de pelúcia e um brinquedo Mickey Mouse que data de antes da Guerra.


Peças de taxidermia eram comumente encontradas em todo o apartamento de Madame de Florian. Era comum ter animais empalhados à sua volta na época. Na verdade, ter uma casa bem decorada era um sinal de riqueza.




Ver essas imagens após tantos anos é simplesmente fantástico, é como viajar no tempo. Um lugar deixado intocado e sem perturbações desde os primeiros dias de uma época conturbada de Paris é  raro.






Eles também descobriram uma pintura de Giovanni Boldini: o tema da obra uma bela francesa que acabou por ser ex-musa do artista, la belle Madame de Floria.


O perito não conseguiu encontrar registros da pintura, até que foi encontrado um cartão com um bilhete de amor rabiscado de Boldini. A pintura foi vendida por € 2,1 milhões (euros nos dias de hoje), um recorde para o artista.





O resto foi deixado sem espanar e sem ser perturbado até hoje. Infelizmente, esta casa não está aberta ao público e é detida inteiramente por sua propriedade.






Por Henrique Lima, ilustrador.


Nenhum comentário:

Postar um comentário