sábado, 23 de agosto de 2014

Futebol Americano no Brasil!


   Ora, nossa cultura está intrinsecamente ligada a valores europeus, ainda há costumes da nossa colonização desordenada e rica... etc, etc, etc. Sim, nada disso está errado, mas não só de azulejos portugueses, sushis e pasta italiana se forma o brasileiro do século XXI. Talvez você não perceba, mas já faz décadas que nosso comportamento está sendo influenciado e movido por fatores culturais norte americanos. O advento da televisão foi determinante para isso. Filmes de faroeste, produtos enlatados, o modelo de família do subúrbio... E os anos passam e temos nossos ícones musicais e de Hollywood, sobrinhos de Uncle Sam, estampando as paredes de nossos quartos. 

  Não existem coisas ruins, há coisas boas também na Terra do Tio Sam. Foi ótimo que o brasileiro saísse do casulo de sua própria literatura ou da européia, e se tornasse intimo também de Tenesse Willians, ou dos alucinados da geração beat. Todavia, com esportes é diferente. Somos apaixonados demais pelo futebol, ou como os americanos dizem Soccer, temos uma adoração por essa prática. E foi com muita dificuldade e preconceito que o basquete e o vôlei, por exemplo, conseguiram galgar os degraus do sucesso, e ainda assim, não conseguem se expandir além disso. 

  Agora, de uns anos pra, vemos o aumento de esportes importados dos EUA e quem vem ganhando maior número de adeptos, como o Futebol Americano, o esporte mais popular do grande imperialista. Quase todo mundo no país tem um time pra quem torce de forma fanática também. Não é estranho pra vocês, a ideia de um bando de gente se reunindo para apreciar seu esporte favorito, ou de um adolescente que tenta uma bolsa em alguma universidade por meio do esporte? Isso é algo comum pra eles, e se tornou comum pra nós, por estamos ligados a isso de forma mais íntima do que pensamos. E agora o esporte está ganhando cada vez mais entusiastas e praticantes que o levam a sério. E isso é ótimo. Precisamos nos reciclar de forma cultural e social. Mas temos fechado os olhos pra isso, não valorizamos esses atletas como merecem. Estes atletas praticam esse esporte por amor e sem quase nenhum retorno financeiro. Privando-se de fins de semana de descanso do trabalho entediante, para treinar ou participar de torneios. 

  Aproveitando, a temporada na NFL começa em 4 de setembro. O primeiro jogo da liga será Packers vs SeaHawks, em Seatle. De acordo com José Paulo Nogueira, fundador e técnico do Vikings de Ribeirão Pires, este é o "jogo no estádio mais barulhento da liga".

Por Caio Terciotti - Comecei a jogar um tempo, mas minha falta de força física foi determinante para o fracasso.
  

Técnico José Paulo motivando o time.
"FUTEBOL AMERICANO

  Chamado nos EUA apenas de FOOTBALL, esse esporte é uma modificação do Rugby europeu.
Cada equipe divide-se, majoritariamente ,em dois times: um de ataque e um de defesa.


  O ataque tem o objetivo de conquistar terreno em jogadas que pausam a cada vez que o jogador com posse de bola é derrubado, enquanto a defesa tem o objetivo de se opor, não permitindo que o ataque adversário chegue ao final do campo.


FUTEBOL AMERICANO NOS ESTADOS UNIDOS

  Nos EUA, esse esporte ocupa a posição de esporte mais popular, conseguindo anualmente com sua liga Nacional (NFL), bater recordes de faturamento, isso se dá graças a dinâmica que o esporte tem e a expansão para outros países, como o Brasil, México e diversos países Europeus.

  Os recordes de faturamento e o público exorbitante não são os únicos detalhes que nos chamam atenção. Vemos alguns aspectos culturais entre os torcedores que, a nós, pode parecer diferente, como por exemplo, o regionalismo de cada equipe profissional. As cidades hospedes de cada equipe se mobilizam para prestigiar os jogos. Outro aspecto é a proximidade entre torcidas rivais. Os casos de brigas entre torcedores rivais são muito raros, inclusive é comum observarmos jogadores de duas equipes assistindo lado a lado os jogos sem nenhum atrito

FUTEBOL AMERICANO NO BRASIL

  O Futebol Americano é o esporte coletivo com o maior crescimento em praticantes e popularidade no Brasil, segundo o Ministério dos Esportes. Atualmente mais de 300 equipes compõe o quadro nacional, tendo dois campeonatos de nível nacional, ao menos 5 campeonatos de nível regional e campeonatos estaduais em quase todos os estados, desde o Amazonense até o Rio Grandense."


Por José Paulo Nogueira - Fundador e técnico dos Vinkings de Ribeiro Pires.

Para contato, acesse o site: http://www.vikingsfutebolamericano.com.br/

Facebook: https://www.facebook.com/vikingsfutebolamericano


4 comentários:

  1. Um texto um tanto quanto PÉSSIMO! Quer dizer que cada país deve jogar os jogos que cada um inventar?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Não, cara... Acho que você não entendeu o que quis dizer. Não tem problema, a culpa não é sua. Eu que escrevo de uma maneira burra.

      Excluir
  2. O irônico é que o Soccer vem crescendo nos EUA, eita mundinho globalizado...

    ResponderExcluir