quinta-feira, 22 de maio de 2014

Gibiteca de Santo André!

Desde 2001 com as HQs mais alucinantes do ABC.

Vocês sabia que em Santo André, umas das grandes cidades do ABC paulista, existe uma gibiteca muito bem estrutura com mais de 25 mil títulos disponíveis pra leitura no local, e em torno de 3 mil unidades para serem emprestadas na circulante??? Pois é! Ela existe e tem 13 anos de existência! E é linda. Um refúgio para os grandes fãs de HQs, que vão desde as mais simples (como Garfield) até as mais complexas que levam selos de editoras como Marvel, DC, Vertigo, Dark Horse, etc.  Se você ainda mantém sua mente fechada para essa literatura que tem crescimento de adeptos de uma forma exponencial, está na hora de seguir em frente e rever seus conceitos. 

Grafic Novels, quadrinhos, HQs em geral estão em grandíssima evidencia na atualidade. É um gênero que contém grandes mestres de renome internacional - Will Eisner, Alan Moore, Frank Miller, Neil Gaiman, Mauricio de Souza, Lourenço Mutarelli -, e que também ganhou espaço para receber clássicos da literatura mundial. Shakespeare já foi adaptado aos quadrinhos, seguido de Dante Alighieri, Machado de Assis, J. R. R. Tolkien e, até o historiador Gilberto Freire, que teve sua obra máxima, Casa Grande & Senzala, adaptada aos quadrinhos. 

Não só de super heróis consagrados se vive uma HQ (e seu quadrinista). Já assistiu Watchman, HellBoy, Sin City, 300, V de Vingança? Bem, são todas adaptações cinematográficas de grandes Grafic Novels, e não são heróis tão populares, aliás, estão mais para anti heróis e algumas nem mesmo tem um herói. São somente grandes histórias em um forma maravilhosa de se ler.

Mas você nunca teve oportunidade de segurar nenhuma dessa HQs na mão, nunca lhe foi apresentado nada além do convencional, e talvez se não fosse um amigo e outro, ou até este texto, você nunca saberia da existência de algumas dessas obras. Bem, ficou com vontade de conhecer essa arte, de se aventurar nesse meio, e mora próximo a Santo André? Vá até a Gibiteca! Ela está localizada dentro da Biblioteca Municipal Nair Lacerda, no paço municipal na região central da cidade. Funciona de segunda a sexta das 08h ás 17h e de sábado das 08h ás 12h.

No último sábado foi realizado no local a 5ª Quantun Fiction, um evento nerd que ocorre continuamente, e que no dia 17 foi dedicado aos fãs da literatura de Tolkien (O Senhor dos Anéis).



Aos que perderam o evento fiquem atentos ao site da prefeitura da cidade e no Facebook da Gibiteca para que isso não acontece de novo. 

Aproveitando o ensejo vamos divulgar aqui outro evento organizado pela prefeitura de S.A. 

Em homenagens aos 75 anos de Batman, acontecerá neste fim de semana, no sábado e no domingo (24 e 25 de maio) das 10h ás 18h o evento: Batman 75 anos. 



Visite a gibiteca, divulgue para um amigo e vá ao evento em homenagem ao Homem Morcego!

Por: Caio Terciotti - Feliz por existir pequenos paraísos na terra.



Nenhum comentário:

Postar um comentário