sábado, 7 de dezembro de 2013

Maneira Burra recomenda: Mary & Max




Por Henrique Lima

A indicação do dia é a animação Mary & Max - Uma amizade diferente (Mary and Max). É uma animação australiana de 2009, dos gêneros humor negro/drama, ganhadora de vários prêmios importantes do mundo da animação.

Segundo seus criadores essa animação é baseada em fatos reais e conta a história de duas personagens que são pessoas um pouco diferentes, mas com algumas coisas em comum - e isso não tem nada a ver com o fato de serem de massinha. Mary é uma menina australiana que não tem o amor ou a atenção dos pais. Ela é muito solitária e por isso seu único amigo é um galo. Max é um adulto que sofre da Síndrome de Asperger (não confunda com Ass Burgers, como fez Eric Cartman no episódio de mesmo nome de South Park - 15ª temporada, 8º episódio), mora sozinho num apartamento do outro lado do planeta, em Nova York. Homem de costumes peculiares, acha o mundo caótico, pois enxerga as coisas de uma forma muito literal e lógica, a ponto de seu sonho ser morar na Lua para não ter contato com as pessoas.

Tudo começa quando Mary, se sentindo solitária, escolhe um nome aleatoriamente na lista telefônica, encontrando o nome de Max e resolve lhe mandar uma a carta como uma única pergunta: "Quer ser meu amigo?", iniciando assim essa estranha amizade. Apesar da distância e das peculiaridades de cada um, Mary e Max tornam-se amigos por correspondência. A troca de cartas começa meio a contragosto por parte do norte-americano, que não quer de forma alguma relacionar-se com outras pessoas. Mas a menina é insistente e surpreendente. Aos poucos a amizade floresce, apenas pela troca de cartas. O filme acompanha alguns anos das idas e vindas das correspondências e da vida dos dois personagens.

Nota: embora seja uma animação, ela está longe de ser infantil e feliz num mundo de jujubas coloridas. Pelo contrário: a história vai da comédia a melancolia (não recomendado se você está num momento depressivo de um dia cinza e chuvoso),  mas não deixa de ter sua simpatia e seu humor.

Confira o trailer abaixo:






Data de lançamento: 9 de abril de 2009 (Austrália)

Direção: Adam Elliot

Duração: 94 minutos

Música composta por: Dale Cornelius

Roteiro: Adam Elliot


_Henrique Lima, 28 anos, ilustrador e designer gráfico.

Nenhum comentário:

Postar um comentário