quinta-feira, 12 de dezembro de 2013

Boleiragem Burra - Caso Héverton

A comoção é geral com a possível punição à Portuguesa, com a perda de 4 pontos devido à escalação indevida do meia Héverton. A legislação está ao lado do Fluminense, mas moralmente é uma sacanagem o que ocorre com a "Lusinha". Ainda há outros aspectos piores nessa confusão.

Héverton: o centro do embrolio
Fonte: Lancenet


Héverton havia sido expulso na derrota frente ao Bahia, na 36ª rodada do Brasileiro. O mesmo havia reclamado com o juiz sobre o acréscimo dado. Na súmula, o árbitro afirma que foi ofendido pelo jogador. 

O jogo foi realizado dia 23/11, porém o julgamento só ocorreu no dia 06/12 (sexta-feira), faltando quinze minutos para o fim do expediente!!!! Isso mostra o quanto o STJD e a organização do futebol brasileiro são medonhos. Quase duas semanas para julgar o caso. A decisão tomada foi enquadrar a punição no artigo 258:

Art. 258.Assumir qualquer conduta contrária à disciplina ou à ética desportiva não tipificada pelas demais regras deste Código. (Redação dada pela Resolução CNE nº 29 de 2009).

A pena varia de 1 a 6 partidas. No caso, Héverton foi punido com dois jogos. Aí que começa toda confusão

Com esse julgamento, a Portuguesa necessitaria ser informada oficialmente pela CBF com uma intimação e aparecer no site do STJD. Mas como isso ocorreria com um julgamento no fim do expediente? Um dos artigos (não sei qual especificamente, afinal opino de uma maneira burra) afirma que se um julgamento ocorre numa sexta-feira ou numa véspera de feriado, a punição só será válida no primeiro dia útil. Resumindo: a sanção aplicada contra a Portuguesa foi publicada na segunda-feira, já com o campeonato finalizado!!!! Assim, a pena de Héverton seria aplicada somente no próximo campeonato organizado pela CBF (creio que a Copa do Brasil). É nesse argumento que a Lusa se agarrará para tentar sua permanência.

Outro detalhe que mostra o quanto a organização do futebol precisa mudar é a questão do advogado. Como a sede do STJD se encontra no Rio de Janeiro e as audiências não têm uma data fixa de realização, existe um defensor que fica no Rio de Janeiro e representa os times menores, principalmente clubes de série B e C. No dia do julgamento, o advogado Osvaldo Sestário defendia mais 6 casos! Não era preferível notificar com antecedência o julgamento, para que o "staff" rubro-verde se organizasse? Muitos comentários atacam o advogado que representava a causa lusitana (diga-se de passagem, o próprio representa casos da Portuguesa há quase 10 anos), dizendo que ele haveria se equivocado. Infelizmente, é uma possibilidade. Para o bem do futebol, é o melhor que podemos pensar...

O advogado em questão acompanhado de Fred: Ta dando motivo...
Fonte: Globo

O complicado é que fica aquele empurra-empurra de quem é a culpa: o advogado diz que passou as informações corretas, a Portuguesa diz que o Fluminense agiu pelos "backstages" do mundo futebolístico. 

Como torcedor, queria que o Fluminense fosse para a série B. Por quê? O time das Laranjeiras deve a série B. Subiu da série C para a série A, graças a organização da Copa João Havelange, que colocou a equipe junto aos times da série A (o chamado módulo azul). Sem contar que o desempenho tricolor deste ano foi pífio. Montou um time de estrelas (dentre elas: Diego Cavalieri, Vagner, Rafael Sóbis e Fred) e com o técnico campeão com próprio Fluminense no ano passado, Abel Braga (posteriormente passaram Vanderlei Luxemburgo e Dorival Júnior; o último já despedido do Fluminense).

Enquanto isso, a Lusa com um time muito limitado - com destaque ao volante Bruno Henrique, o meia Souza (ex-São Paulo), o atacante Gilberto (ex-Internacional e agora jogador da MLS) e o seríssimo técnico Guto Ferreira - conseguiu bravamente se manter na Série A. E o mais importante, nação asinina: NA BOLA!!! 

Analisando friamente o caso, creio que infelizmente a querida Portuguesa cai. Somado a seu erro existe um ponto fundamental: quem pode se beneficiar é um grande carioca. A pressão para que a decisão seja contrária será grande. Aí meu caro leitor, você me pergunta: "E o Flamengo? Ele pode cair também se for punido?" Provavelmente ele será punido, mas não cairá. O Flamengo só cairia se o Vasco conseguisse os pontos do jogo contra o Atlético PR, jogo qual ficou paralisado por cerca de 70 minutos e a regra diz que a peleja só pode ficar paralisada por 60 min.. Sem contar que o Vasco alega que foi coagido a jogar (diga-se de passagem, se o presidente fosse o Eurico Miranda, eu duvido que isso aconteceria). Dificilmente o Vasco  conseguirá isso, afinal o Flamengo poderá cair com essa decisão. E duvido que façam com que a maior torcida do país vá para a Série B, sem que seja pelo campo. Se bem que perder no campo, depois deste caso, não significa muito...  

Infelizmente o Campeonato de 2013 não será lembrado pela campanha extraordinária do Cruzeiro, nem pela espetacular reação do São Paulo ou pela despedida do técnico Tite, do Corinthians. Mas será lembrado pela desorganização do campeonato. Isso deixa uma lição para os bravos que ainda persistem em acompanhar o futebol: comemore mais a contratação de um advogado de nome pelo seu clube do que a contratação do artilheiro do ano passado.

E o pior: esta cena só faz com que muitos de nós tenhamos desgosto pelo futebol. Um amigo do Facebook, cujo nome não revelarei, está seriamente indignado e triste com o futebol brasileiro. Em seu facebook, ele deixou o seguinte texto:


"Ah, véi, na moral... Cansei do Futebol Brasileiro, vou acompanhar o futebol mundo afora.

Isso é uma vergonha! Com os olhos cheios de lagrimas, vejo esta reportagem e outras tantas.

De que me adiantou ir no estádio, assistir jogos pela net, comprar camisas, chorar e tirar sarro dos outros times, quase infartar em jogos de emoção, rir de goleadas, e quase morrer em jogos roubados.

É com essa tristeza, que escrevo. Segunda sai o resultado do julgamento.

Se for confirmado a queda, eu nunca mais torço para time nenhum do Brasil, e deixo de acompanhar o futebol do Brasil.

Se não for confirmada a queda, verei que ainda há uma esperança no fundo do poço".

...

Fica de presente um vídeo para o "querido" Fluminense;



Agradecimento especial para o Portuga do Estádio 97, que embasou algumas das coisas que falei por esse texto.

Fontes: Globo, Lance e Estádio 97 do dia 11/12/2013


Claudevan Rodrigues
Nerd, baterista frustado e fã de futebol

"Tenho asco do Fluminense".

Nenhum comentário:

Postar um comentário